Como tirar uma boa foto com a câmera do telemóvel

Como tirar uma boa foto com a câmera do telemóvel

Junho 28, 2012 2 Por Fotografar

Nem todos temos a possibilidade de ter uma boa câmera fotográfica, mas o número de pessoas com um telemóvel com câmera integrada é imenso. Seja para recordar um momento, seja uma foto rápida ou uma composição de várias fotos, o telemóvel pode ser uma mais valia no que toca a fotografia. Para além disso, as melhores fotos aparecem geralmente em todas as situações onde não possuímos uma máquina fotográfica connosco, infelizmente não é? Como o telemóvel anda sempre connosco é mais uma vantagem de usar este aparelho. A partir do momento que conhece a sua câmera do telemóvel e as suas limitações, poderá facilmente tirar uma boa foto com o telemóvel.

câmera do telemóvel

Ambas câmeras com 12 megapixels.

Como tirar uma boa foto com a câmera do telemóvel

  • Mantenha as lentes limpas – Não pode esperar tirar uma boa foto se a lente da câmera se encontrar suja por partículas. A lente convêm ser limpa regularmente, sobretudo se o telemóvel estiver bastante sujeito à sujidade. As partículas vão-se acumulando na lente ao longo do tempo, razão pela qual deve fazer uma limpeza. Para a limpeza da lente pode usar produtos próprios (se preferir) ou simplesmente usar um pano limpo e molhado, que servirá perfeitamente.
  • Escolha o que fotografar com cuidado – Tendo em conta as limitações da câmera do telemóvel deverá escolher com muito cuidado o que fotografa. As limitações são:

– Evite tirar fotos em sítios com pouca luz. Os pequenos sensores do telemóvel não conseguem correr a velocidades ISO elevadas, isto é, com uma alta sensibilidade à luz que permite tirar fotos em ambientes fechados sem flash, sem criar muito ruído. Se a sua câmera do telemóvel tiver flash isto deixo de ser um problema.

– Evite reflexos brilhantes, isso fará com que as partes brilhantes não apareçam na fotografia, apenas um rasto branco. O mesmo acontece se estiver muito escuro, sendo impossível recuperar aqueles detalhes. Por outro lado e para os amantes, isto pode ser usado como fins artísticos em variadas situações.

– Evite alguma coisa que precise de um grande foco, o fundo acabará por ficar tremido e a foto não sairá em grande qualidade. Claro que isto depende de telemóvel para telemóvel.

– Evite tirar fotos ou espelho, ou aquelas fotos típicas com o braço esticado. Para além de serem cliché elas exigem muitas vezes que sejam tiradas em ambientes fechados e o reflexo muitas vezes acaba por confundir o mecanismo de foco.

  • Coloque a câmera do seu telemóvel na qualidade máxima – Acho que esta dica é óbvia. Pode até no futuro querer imprimir a foto e tirando numa resolução muito pequena a coisa pode ser complicada. Por isso opte sempre pela maior resolução e qualidade.
  • Fotografe algo fixo – Para melhores resultados fotografe algo fixo e não muito distante. Fotografar folhas no chão a metros de distância provavelmente não irá fazer uma boa fotografia. Mas lá está, tudo irá depender da câmera usada.
  • Use o flash com precaução – Não use o flash em todas as situações e não tire fotos em locais que estas apenas fiquem perceptíveis com o flash porque o resultado será uma foto que parece demasiado irrealista.
  • Enquadre a sua foto – Tenha a certeza de que tudo o que quer apanhar está incluído na foto. Alguns telemóveis mostram a imagem total tal como é capturada, enquanto que outros mostram apenas uma parte, por isso terá de conhecer qual o seu tipo de câmera.
  • Finalmente tire a fotografia – Não trema na altura de tirar a fotografia, caso contrário a imagem irá aparecer desfocada e todo o trabalho seria em vão.
  • Edição extra – Este passo é opcional e já vai depender das seus interesses. Caso queira editar a sua fotografia posteriormente num programa como o photoshop ou outros pode passar a imagem para o seu computador e fazer a edição que deseja.

Espero que estas dicas sejam úteis, mais não seja para perceber que por vezes é possível tirar uma boa foto com a câmera do telemóvel. Cada vez mais os telemóveis trazem uma mulher câmera, e cada vez mais devemos aproveitar isso mesmo.