Como comprar uma objetiva usada

Como comprar uma objetiva usada

Julho 2, 2012 0 Por Fotografar

Comprar uma objetiva usada pode ser uma forma excelente de poupar dinheiro num hobby que nos faz gastar tanto. É também uma boa forma de investir numa nova versão de objetiva. No entanto, nem todos os produtos usados são de qualidade e a objetiva que pretende comprar pode trazer algumas armadilhas escondidas. Para isso preparámos este artigos onde lhe daremos dicas para comprar uma objetiva usada e conseguir trazer um bom produto, sem ser enganado pelo ou pela vendedora.

comprar uma lente usada

Veja a reputação do vendedor

Sempre que compra um produto, seja uma objetiva usada ou qualquer produto para a sua máquina, deve sempre conferir a reputação do vendedor.

  • Se está a comprar numa loja de peças usadas, lembre-se de ver as regras para devolução. Não tenha medo de fazer questões relativamente ao facto da objetiva poder não funcionar ou não cumprir as funções descritas;
  • Para uma compra online, faça uma pesquisa ao vendedor. Veja as estatísticas, as classificações, bem como os comentários. Se eles trabalham exclusivamente com material de fotografia, será que os comentários são positivos afim de confiar? Não se esqueça também de ver o preço das objetiva novas para servir de comparação.

Faça perguntas ao vendedor

Sempre que puder pergunte ao vendedor porque razão está a vender as objetiva. Embora muito possam não responder a essa questão frontalmente, outros irão responder porque preocupam-se com a sua reputação.

  • É uma venda online? Leia a descrição do produto com muita atenção! Tem alguma condição lá descrita? Satisfaça sempre a sua curiosidade. Se as suas perguntas não forem respondidas, não compre! Quem não deve não teme. Pergunte se pode ver fotos do produto de vários ângulos. Sem fotos, não faça uma compra. Sem respostas ou respostas violentas às suas perguntas, então não compre.
  • Veja as condições de envio. Veja se lhe é dito como o produto vem embalado e qual o preço. Se não for dito, pergunte. O produto é sensível, por isso deve ser enviado com cuidado. Para além disso deve saber o custo antes de adquirir o produto.

Procure por defeitos ou danos

Se tiver oportunidade de comprar a objetiva em presença, numa loja ou assim, não se esqueça de as olhar com atenção para ver se possuem riscos, mossas, cortes ou fendas. Se vir alguma coisa pergunte o que aconteceu com a objetiva e se isso poderá ter algum efeito na mesma.

  • Os grandes riscos são óbvios. Os arranhões profundos e grandes, tendem a ser um maior problema do que os pequenos e finos, especialmente se forem localizados no elemento traseiro. Evite comprar uma objetiva com um elemento arranhado na traseira. Na parte frontal não precisa ter tanto cuidado com os arranhões, desde que tenha certeza que estes não afetam as fotografias.
  • Oiça bem, para saber se existem peças soltas na objetiva. Caso oiça alguma peça solta, é sinal que a objetiva já pode ter caído e que possa ter algum defeito no seu interior.

Procure por fungos

Geralmente quando uma objetiva está parada à muito tempo e sobretudo se estiver guardada num local sem qualquer tipo de cuidados com a humidade, pode gerar fungos na lente. Geralmente estes fungos aparecem nas partes “exteriores” da objetiva, isto é, na parte frontal e na parte traseira onde faz o encaixe com a máquina. Estes fungos podem estragar toda uma imagem, por isso tome bastante atenção a isso mesmo.

Olhe para as lâminas de abertura

Tenha em atenção ás lâminas de abertura para ver se não estão pegajosas devido ao petróleo de revestimento e ao gel. Isso pode resultar em fotos sobre-expostas ou sub-expostas.

  • As lâminas de abertura movem-se suavemente?
anel de montagem

Anel de montagem

Veja o estado do anel de montagem

Você quer ser capaz de fixar a objetiva na sua câmera sem partir nem a objetiva ou a montagem. Além disso, deve certificar-se se é o tipo certo de montagem. Dependendo do tipo de câmera que possui e da idade da mesma, a montagem poderá variar.

  • Se comprar online peça informações sobre o anel de montagem;
  • Se comprar numa loja, leve a sua câmera para experimentar.

Cuidado com as objetivas de zoom

Se está a comprar uma objetiva de zoom, tenha a certeza que a objetiva amplia com facilidade e sem interferências. Além disso tenha a certeza que esta não amplia “por conta própria”.

  • Objetivas que tenham caído, podem já não apresentar o zoom completo. Lembre-se de testar isso mesmo;
  • Reparações para o zoom pode ser bastante caras.

Verifique a focagem da Objetiva

Você quer ter certeza de que você pode obter o foco . Se é um foco auxiliar , verifique a função de assistência , e também sua capacidade de foco manual. O mecanismo de foco deve entrar e sair com facilidade.

Deixe o preço ser determinante

Se você aprendeu sobre danos na objetiva e você está disposto a arriscar, faça-o se o preço for bom. Pode também aproveitar se os portes de envio forem baratos ou até a custo zero. Lembre-se que os problemas nas objetivas podem ser complicados de resolver em termos monetários, por isso pense bem antes de comprar. Tirando isso, desejo-vos boas compras.